sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA

Esta lenda é muito popular em Porto Alegre.

Conta-se que um rapaz foi a um baile, no bairro Glória, numa noite de sábado.
Lá conheceu uma moça muito bonita, mas triste...e sozinha, o que era coisa incomum, para a época. Intrigado, convidou a moça para dançar. Perguntou-lhe então a razão de tanta tristeza, mas a moça de poucas palavras, não deu nenhuma explicação plausível. Para não a incomodar mais, desistiu do interrogatório.

Dançou com ela o que deu, até que "a meia-noite" ela disse que precisaria voltar para casa. O moço, nesse momento, até pensou estar vivenciando um flerte com uma real Cinderela, pois essa também precisava sumir nesse preciso momento.

Ofuscado com sua beleza e admirado com seu comportamento, o moço decidiu acompanhá-la, até por que era muito perigoso uma moça sozinha tão tarde andar pelas ruas.

Ao saírem, o ar da noite à fez estremecer e abraçou o jovem arrepiada. Então o rapaz, muito educado, ofereceu-lhe a capa, na qual ela se enrolou agradecida.

Os dois atravessaram o morro da Glória, onde fica o cemitério e desceram um pouco a lomba, como quem vai para o centro. Diante de uma casa a moça parou e disse:

- "Eu moro aqui." Quis devolver, então a capa, mas o rapaz não aceitou, pensando em uma desculpa para ver a moça ao meio-dia de domingo...

Ela sorriu, mas nada falou, entrando na casa.
No domingo, como havia combinado, perto do meio-dia, o moço voltou "a casa, teoricamente para reaver a capa, mas na realidade esperando um convite para almoçar e, quem sabe, iniciar um romance. Foi então recebido por um homem maduro e muito triste. Só neste momento então, o rapaz percebeu que não havia perguntado o nome da moça, na noite anterior. Daí só lhe restava perguntar:

- "O senhor é o pai da moça que mora aqui?"

- "Aqui não mora moça nenhuma". Disse o homem triste.

- "Mora sim. Eu vim com ela ontem de um baile e entrou aqui dizendo ser sua casa. Emprestei minha capa para ela, porque estava frio e fiquei de vir buscar hoje...."

- "É engano seu, deve ter sido em outra casa.." Contestou o velho.

E, ao abrir um pouco mais a porta, o rapaz pode olhar para dentro e viu o retrato da moça na parede. Alegrou-se, apontando:

- "Olhe, lá está ela, é aquela do retrato!"

-"Aquela é minha filha, que morreu faz um ano!"

O rapaz ficou surpreso e sem saber em que acreditar. Era tão sincera sua surpresa, que o velho se ofereceu para levá-lo ao túmulo da filha, no cemitério mais acima.

Foram...e lá estava mesmo o túmulo da moça, com seu retrato e em cima do túmulo, a capa do rapaz...

1 comentário: